Aprender a estar em silêncio - benefícios

Aprender a estar em silêncio

O silêncio traz benefícios ao corpo e à alma, mas nem sempre sabemos lidar com ele. Conheça os conselhos da psicóloga Filipa Jardim da Silva para se familiarizar com o silêncio e fazer dele um aliado no seu dia-a-dia.

Como podemos ser capazes de nos escutar a nós próprios e reconhecer o valor do silêncio? Há algum conselho que possa dar?

Em primeiro lugar, podemos começar por nos convidar a identificar sinónimos de silêncio dentro de nós, aumentando a perceção das nossas crenças centrais em torno do silêncio para então as podermos atualizar.

Iniciar e/ou finalizar o dia com alguns minutos em silêncio constitui uma boa prática de início e fecho de dia, onde colocamos o nosso foco de atenção na respiração, observando o ar a entrar pelo nariz e a sair pela boca lentamente. É uma forma simples de começarmos a treinar a nossa capacidade de estarmos mais tranquilos e de diminuirmos a estranheza face ao silêncio.

A Meditação Mindfulness constitui um treino ótimo para aprendermos a estar em silêncio connosco mesmos, com uma atenção focada em nós e no momento presente. Podemos treinar a nossa atenção de uma forma mais informal, como observarmos com mais cuidado a maneira como caminhamos na rua em direção ao trabalho, sem estarmos a ouvir música nem ao telemóvel – simplesmente em contacto connosco, com perceção do ritmo da passada, do peso das pernas, do relevo do chão que pisamos. Também nos hábitos diários de higiene física e higiene oral podemos convidar-nos a focar nas sensações experienciadas à medida que escovamos os dentes ou passamos uma esponja pelo nosso corpo, ativando assim os nossos sentidos.

De uma forma mais estruturada e formal, podemos encontrar um sítio tranquilo, sentarmo-nos confortavelmente e, durante uns minutos, convidarmo-nos a focar a nossa atenção num único foco, para que possamos experienciar apenas o momento presente. É natural que nas primeiras tentativas este treino possa revelar-se desconfortável por ser algo estranho e novo, mas, à medida que persistimos, encontraremos um conforto e uma tranquilidade imensos nesta experiência.

Também na relação com os outros, permitir-nos estar em silêncio em alguns momentos traduz uma confiança e um conforto acrescidos em nós e na relação que temos com aquela pessoa, sem nos obrigarmos a preencher cada momento com palavras e ruídos, usufruindo sobretudo da partilha de espaço e de afetos.

Mesmo no nosso dia a dia, aprendermos a estar mais em silêncio ajudar-nos-á a tomar decisões mais conscientes e sintonizadas com os nossos valores e com as nossas necessidades, a aumentar a nossa produtividade e criatividade e a melhorar os nossos níveis de energia ao final do dia.

Comentários

comentários