Depois do seu último papel nos ecrãs portugueses, Caio Castro revela que interpretar uma personagem histórica como Dom Pedro, na novela Novo Mundo, foi uma experiência única, com direito a vários desafios, em particular um. Consegue adivinhar qual? Falar com sotaque português! Para se preparar para o papel da trama transmitida na SIC até outubro passado, o ator passou 10 dias em Portugal e adorou o nosso país. Nós também gostámos de o ter por cá!
Um dia disse que não aguentava ser o Caio Castro. Foi difícil adaptar-se à vida de ator?
Um dia tive a oportunidade de apresentar o meu trabalho num programa de grande audiência de uma das maiores emissoras do mundo. Sabia que era uma oportunidade única, por isso, dei o meu melhor e acabei por ganhar um lugar numa das novelas mais vistas desse mesmo canal. A minha vida mudou do dia para noite e tive de me adaptar a toda essa mudança. Hoje, encaro o meu ofício como um artesanato, vejo tudo com mais poesia e posso dizer que sou apaixonado por aquilo que faço.
Como foi interpretar uma personagem tão histórica como Dom Pedro?
Foi uma experiência única. A oportunidade de dar vida a alguém que realmente existiu é fantástica. Estudei muito sobre ele, fiz questão de aprender cada detalhe sobre a sua vida.
Dom Pedro era mulherengo ou um apaixonado por mulheres?
Ele é jovem, sedutor e gosta do jogo que faz para conquistar as mulheres. Infelizmente, não sabe dar o valor que as mulheres deveriam receber.
Como conseguiu aprender o sotaque português?
Antes de iniciar as gravações fiz um laboratório de dez dias em Lisboa para observar o sotaque e os costumes portugueses. Foi essencial para a minha preparação na novela.
O que gostou mais quando esteve em Portugal?
Fui muito bem recebido pelo povo português. Lembro inclusive de um episódio em que entrei numa loja e disseram-me que estava parecido com Dom Pedro. Fiquei muito feliz, pois isso faz toda a diferença para um ator.
Uma viagem inesquecível… Quando fui de carro da Califórnia para o Brasil no ano passado.
A lição mais valiosa da vida até agora… Saber encarar tudo na vida com amor.
O restaurante preferido… The Black Beef (Hamburgueria da qual sou sócio).
*Créditos das imagens
Fotógrafo: André Schiliró
Stylist: Ale Duprat
Beleza: Rosangela Araujo (Salão 1838)
Produção de Moda: Marcella Klimovicz