É bom pensar em tudo o que ainda pode ser inventado para melhorar a qualidade de vida das pessoas a nível mundial

“É bom pensar em tudo o que ainda pode ser inventado para melhorar a qualidade de vida das pessoas a nível mundial”.

 “Afinal o que é o desporto sem emoção?”
3 Perguntas à  medalhada Telma Monteiro!

O que mais a atrai no futuro?

De um modo geral o que mais me atrai é a possibilidade de tudo aquilo que ainda posso conquistar, não só dentro do tapete mas fora, e das pessoas e lugares que ainda vou conhecer. Depois, se refletir sobre o lado mais “futurista” e material, em termos tecnológicos por exemplo, é bom pensar em tudo o que ainda pode ser inventado para melhorar a qualidade de vida das pessoas a nível mundial, não só como forma de entretenimento e conforto do nosso dia a dia, mas também como meio de criar um equilíbrio na qualidade de vida relativamente à educação, segurança e alimentação. Para que cada vez mais, as pessoas tenham as mesmas oportunidades sem dependerem do local onde nascem.

E o que mais a preocupa?

O que mais me preocupa no futuro é a falta de comunicação e partilha real entre as pessoas. As redes sociais têm um poder gigante que, quando devidamente utilizado, pode fazer a diferença para o bem nos mais variados aspetos! Esta é a parte boa.

O problema é a forma como as pessoas escolhem usar estes meios, muitas vezes na procura de aceitação e substituindo a comunicação cara a cara. Faz falta mais comunicação real e transparente.

Como estará o desporto daqui a 20 anos? Alguma vez teremos atletas robôs de alta competição?

Daqui a 20 anos acredito que, com o avanço da ciência, os atletas terão menos lesões e recuperarão muito mais rapidamente. As lesões são, muitas vezes, aquilo que impede os atletas de continuar ao alto nível durante mais tempo, por isso acredito que os atletas competirão até mais tarde. Vamos ver atletas de alto nível mais velhos, mas igualmente eficazes.

Talvez possa haver robôs a competir entre si, mas alta competição envolve muitas outras questões psicológicas e emocionais, que seriam impossíveis para um robô experienciar. Por isso, nunca seria a mesma coisa. Afinal o que é o desporto sem emoção?

Comentários

comentários