O “avô” que abraça bebés prematuros para ajudar na recuperação

https://www.facebook.com/AppreciateENG/videos/1792963007670170/

Chamam-lhe o “avô dos cuidados intensivos pediátricos” e a razão é simples: há 12 anos que embala e conforta bebés prematuros no hospital Children’s Healthcare de Atlanta, nos Estados Unidos, cujos pais não conseguem acompanhar ao longo do dia.

David Deutchman é voluntário há 12 anos no hospital Children Healthcare de Atlanta, nos Estados Unidos. A sua missão é acarinhar os bebés, em especial os prematuros, que não podem ser acompanhados pelos seus pais, ajudando-os a recuperar mais rapidamente.

Depois de se aposentar como executivo de marketing internacional em 2000, David tornou-se professor convidado nas universidades Georgia Tech e Emory. No entanto, o professor considerava que essa atividade não era suficiente para preencher o seu tempo, pelo que decidiu tornar-se voluntário na Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos do hospital Children’s Healthcare de Atlanta.

Desde então, duas vezes por semana, David, conhecido por “avó da UCI”, pega ao colo, abraça e dá carinho a bebés prematuros internados naquela unidade hospitalar, cujos pais não conseguem acompanhar ao longo do dia, normalmente por motivos profissionais ou por não terem com quem deixar os outros filhos. “Muitos pais têm outros filhos em casa ou moram muito longe daqui e têm dificuldades para estar cá todo o dia”, explica o “avô da UCI”, num vídeo publicado na página de Facebook do hospital.

Para a equipa hospitalar, o carinho e atenção dados por David aos bebés é fundamental para que estes se acalmem e recuperem mais rapidamente. Muito querido por médicos e enfermeiros, mas também pelos pais dos bebés a quem dá colo, o voluntário, de 82 anos, diz que se sente muito recompensado com a melhora das crianças.

“Alguns dos meus amigos perguntam-me o que faço aqui. Eu digo-lhes que seguro bebés. Às vezes eles vomitam por cima de mim, ou fazem xixi. É ótimo. Mas eles não entendem este tipo de recompensa. Isto é importante para o bebé”, acrescenta o antigo executivo.

O próprio hospital fez questão de divulgar a história de Deutchman nas redes sociais e de enaltecer o seu papel no dia-a-dia destes bebés.

Comentários

comentários