Este professor dá aulas de informática… sem computador!

Este professor dá aulas de informática… sem computador!

A imagem chegou às redes sociais e rapidamente correu mundo. Um professor de informática numa escola do Gana não tem computador para ensinar os alunos. Como alternativa, decidiu desenhar uma página do Word no quadro de ardósia.

Um professor de informática numa escola de Kumasi, no Gana, não olha a meios para conseguir ensinar os alunos. Sem computadores para dar as aulas de Tecnologias de Informação e Comunicação, Owura Kwadwo, de 33 anos, recorreu às ferramentas que tinha à sua disposição. Para que as crianças não ficassem prejudicadas – uma vez que têm de passar num exame de informática para aceder ao ensino secundário –, o professor pegou em giz de várias cores, ‘transformou’ uma ardósia num ecrã e desenhou a interface do Word, permitindo assim aos estudantes um primeiro contacto com este programa informático.

Na tentativa de chamar a atenção para a falta de recursos existentes nas escolas rurais do Gana, Owura Kwadwo decidiu partilhar a sua aula com o mundo e ensinar que com pouco se faz muito. “Ensinar Tecnologias de Informação e Comunicação numa escola do Gana é muito divertido. Informática no quadro. Adoro os meus estudantes, por isso faço o que for preciso para que entendam aquilo que estou a ensinar”, disse o professor ganês no Facebook. A publicação original é de fevereiro, mas só agora é que as fotografias se tornaram virais.

https://www.facebook.com/hottish.owura/posts/1948212815208114

Ao El País, Owura explicou que “cada professor tem a sua maneira de apresentar a informação aos seus alunos”, e ele, ao desenhar, encontrou a sua. O professor aproveitou os seus estudos em artes visuais para tornar a reprodução do Word o mais realista possível. “Pelo menos, os alunos ficam com uma ideia do que vão ver quando estiverem à frente de um ecrã de um computador”, acrescentou Owura, que quer assegurar que os alunos “entendem a matéria antes de saírem da aula”.

A atitude deste professor mereceu vários elogios nas redes sociais e gerou uma onda de solidariedade que levou várias pessoas a fazer doações à escola de Kumasi. A história acabou, inclusive, por chegar à delegação da Microsoft em África − através do Twitter de Rebecca Enonchong, empreendedora na área da tecnologia −, que se prontificou a ajudar a escola do Gana, prometendo um computador ao professor.

Comentários

comentários