Natação: Recorde batido por homem de 97 anos

O centenário que bate recordes de natação

Já pensou no tempo que iria demorar para bater um recorde? E dois? E se tivesse de ser quase um século? Foi o que aconteceu ao australiano George Corones. O veterano bateu o recorde dos 50 metros livres de natação e o dos 100 metros na categoria ‘Master’ masculina − entre os 100 e os 104 anos – no início deste mês, durante as eliminatórias para os Jogos da Commonwealth, a decorrer em Abril.

George Corones deixou de nadar no início da II Guerra Mundial e só voltou a fazê-lo aos 80 anos. É tímido e relativiza o feito de ter alcançado novos recordes. “De certeza que serão batidos”, afirma.

“O que posso dizer é que o público me surpreendeu”, conta, em declarações ao The Guardian australiano. “As pessoas foram muito generosas e entusiastas. Eu não estava à espera.”

Corones tem um lema de vida simples: hoje e todos os dias, fazer pelo menos o mesmo que fez ontem. O agora nadador recordista começa o dia com alongamentos simples e saltos de uma perna, exercício a que dá o nome de “flamingos”.

“Fazer menos do que ontem é um passo atrás”,  refere. “Deixar de fazer desporto e descansar seria o início de um processo que depois não pára.”

Ainda a “amar a vida”, Corones nada 500 metros e caminha dois quilómetros três vezes por semana. Antes de se reformar, era médico de família. A reforma chegou aos 80 anos e, com ela, a inscrição no clube Masters Swimming Queensland. Bebe um copo de vinho ao jantar, deixou de fumar aos 65 anos e come apenas o suficiente para satisfazer o seu apetite.

A administradora do clube de natação, Jillian Pateman, diz que os tempos estão a mudar. “A sociedade exigia que quem tivesse mais de 50 anos pendurasse as botas. Hoje em dia, os quem pratica desporto quer sempre continuar. E as pessoas na categoria de mais de 90 anos são fantásticas.”

Refira-se que, de acordo com o Australian Bureau of Statistics (o Instituto de Estatísticas Australiano), existem 4870 centenários na Austrália, mas espera-se que o seu número ultrapasse os 41 mil até ao ano 2050.

Inspiração para ver as aulas de hidroginástica mais perto de si, talvez?

 

Comentários

comentários