chocolate que nasceu do amor ao chocolate e da paixão em empregar jovens com autismo

Uma história inspiradora – Autismo

Hoje é Dia Mundial da Consciencialização do Autismo. 

A história chega-nos de Londres. Quando Ash tinha oito anos, os pais entenderam que ele, enquanto criança autista, não teria condições para continuar a viver no Paquistão.

Mudaram-se para Londres e, conscientes da dificuldade que estes jovens têm em conseguir um emprego, abandonaram as suas áreas de especialização e constituíram uma empresa de chocolate. Aqui o seu filho teria sempre trabalho.

Mas Mona e Shaz não se limitaram a dar uma oportunidade a Ash. Por esta empresa de chocolate – atenção, uma empresa de chocolate que, em 4 anos, já conquistou 22 prémios de qualidade – já passaram 200 pessoas com autismo.  Mona e Sahz estão seguros de que, com a ajuda certa, estas pessoas podem tornar-se em empregados-modelo.

“Apenas 16% das pessoas com autismo estão empregadas. Eles estão dispostos a trabalhar, mas não há oportunidades para eles”, revela Mona em entrevista ao ITV News.

No site da empresa, estão referidas algumas das qualidades profissionais das pessoas com autismo:
– Grande atenção ao detalhe; Capacidade de seguir instruções; nível zero de hipocrisia; Leais. 

Harry Specters é uma empresa que nasceu do amor ao chocolate e da paixão por empregar pessoas com autismo.  É uma empresa tão inspiradora.

 

Autismo: O que é?

Segundo a Associação Americana de Psiquiatria,as Perturbações do Espetro do Autismo (PEA), trata-se de “um síndroma neuro-comportamental com origem em perturbações do sistema nervoso central que afeta o normal desenvolvimento da criança. Os sintomas ocorrem nos primeiros três anos de vida e incluem três grandes domínios de perturbação: social, comportamental e comunicacional”.

 

Quais são as causas do autismo?

 

Segundo o site da Federação Portuguesa de Autismo, “parece haver genes candidatos, ou seja uma predisposição para o autismo o que explica a incidência de casos de autismo nos filhos de um mesmo casal. É possível existirem factores hereditários com uma contribuição genética complexa e multidimensional.

Alguns factores pré natais (ex.rubéola materna, hipertiroidismo) e peri natais (ex.prematuridade, baixo peso ao nascer, infecções graves neonatais, traumatismo de parto) podem ter grande influência no aparecimento das perturbações do espetro do autismo.

Há uma grande incidência de epilepsia na população autista (26 a 47%) enquanto na população em geral a incidência é de cerca de 0,5%.

Há também estudos post mortem em curso sobre as anomalias nas estruturas (cerebelo, hipocampus, amígdala) e funções cerebrais das pessoas com autismo.

É necessário continuar a desenvolver a investigação sobre o autismo e, embora haja muitos estudos em curso, ignoramos qual o seu impacto no futuro das crianças e jovens com autismo.

Há contudo, neste momento uma conclusão importante que reúne o consenso da comunidade científica:

Não há ligação causal entre atitudes e acções dos pais e o aparecimento das perturbações do espectro autista. As pessoas com autismo podem nascer em qualquer país ou cultura e o autismo é independente da raça, da classe social ou da educação parental.”

Comentários

comentários