Karen Junqueira

“Tratei as ameças com carinho…”, atriz brasileira da Globo, Karen Junqueira

 A atriz brasileira da Globo, Karen Junqueira, tem tão de bela, na vida real, como de monstro, nas personagens que interpreta. Ama Fernando Pessoa e Lisboa. E, surpresa, é bisneta de portugueses!Fotos: Sérgio Baía

Jessica  é uma verdadeira vilã. De tal forma que, pela interpretação desta personagem em “Haja Coração” (também transmitida em Portugal), chegou a receber ameaças sérias nas redes sociais.  Como reagiu?

Eu não levei nenhuma ameaça a sério. Até tratei as ameaças com carinho, pois a minha personagem humilhava uma deficiente física. Na verdade, apreciei a comoção do público e fui elogiada pelo meu trabalho na novela. Fizeram vários memes hilariantes e eu divertia-me muito com isso.

Rita Cadillac – pode falar-nos dela e de como se preparou para este papel?

Fiz uma preparação de dança com a nossa coreógrafa Roberta Serrado. Além disso, assisti a muitos vídeos e entrevistas daquela época! Foi divertido. Adoro dançar!  Mergulhei na história da Rita para entender como é que tudo acontecia na altura. Assisti a muitas entrevistas em que ela contava a sua vida. Quando filmamos, ela estava no reality “A Fazenda” e não pude encontrá-la pessoalmente. Conversei bastante com um amigo dela durante o processo. Só quando a Rita saiu do reality é que falamos, mas as filmagens já tinham acabado. Ela foi super  solicita e simpática!

Neste momento está em palco, com uma peça de Nelson Rodrigues, cujo trabalho é conhecido em Portugal. Pode falar-nos sobre esta peça?

É a primeira vez que faço um texto do Nelson Rodrigues e estou a amar o desafio. O nosso diretor, Jorge Farjalla, fez uma “imersão” connosco.  A peça é pesada e o moralismo, através da hipocrisia, é muito comentado. Temos um amor incestuoso, um assassinato… Na realidade, são assuntos frequentes na sociedade, mas escondidos.  A peça começa com a minha personagem, a velar a minha irmã desaparecida no mar, e então já dá para perceber o conflito entre ela e a mãe que parecem odiar-se. Trata-se de uma família visivelmente decadente e que esconde vários segredos que são relevados durante a peça. A Moema, a minha personagem, foi um dos maiores desafios na minha carreira, não só por ser de Nelson Rodrigues, mas porque a personagem esconde-se  detrás de várias máscaras sociais. Podemos ver uma verdadeira psicopata com um rosto angelical. É aparentemente uma menina doce que conduz todas as outros personagens a fazerem coisas terríveis! E o espetador não espera, em momento algum, que ela seja a condutora de tantas desgraças. É uma grande surpresa.

Que escritores aprecia? Quais os livros que mais gostou de ler?

Eu amo tudo o que é de Fernando Pessoa e de Caio Fernando Abreu.  De momento, estou a ler poesias do livro “Outros jeitos de usar a boca” da autora indiana Rupi Kaur. Estou a gostar muito!

Karen Junqueira conta-me que amou Lisboa "Tratei as ameças com carinho...", atriz brasileira da Globo, Karen Junqueira Karen-1

A Karen já esteve em Portugal. Pode falar-nos dessa visita? 

Eu amei Lisboa! É uma cidade linda e tenho vontade voltar muitas vezes! Amei andar nas ruas e comer os pastéis de Belém é um grande prazer! Estive no último Rock In Rio.  Fui ao Bairro Alto, assisti a fados incríveis num restaurante e até levei o CD dos cantores para casa! Quero também conhecer o Porto e Tavira.

Conhece atores portugueses? Alguma referência?

Sim, o Ângelo Rodrigues, o Ricardo Pereira!

É bisneta de portugueses. O que sabe sobre estes seus antepassados? 

A minha mãe não teve muito contacto com os avós, mas eles viveram em Lisboa.

Com quem sonha em contracenar um dia? 

Quem não sonharia em contracenar com Meryl Streep? (risos) Ela é demais. E, no Brasil, com a grande Fernanda Montenegro. Serão sempre referência para nós, atrizes.

Próximos projetos?

Em agosto e setembro começo a peça “Mercado Amoroso”, com a atriz e amiga Letícia Birkheuer. É um projeto que começamos em 2015 e que, agora, podemos viabilizar. Na peça, falamos sobre o “mercado” amoroso e sobre as mulheres, que contam as suas tragi-cómicas histórias. Vamos divertir-nos. Adoro comédia!

Comentários

comentários