As Oprah’s SuperSoul Conversations são conversas intimistas entre Oprah e os seus convidados – autores, especialistas, entre outras personalidades que contam histórias com alma.
Nesta conversa transmitida há dias e disponível em Podcast, Oprah conversa com o conhecido psicólogo e apresentador de televisão Dr. Phil McGraw. Dr. Phil partilha algo que nunca antes revelou em público. Fala-nos da relação que nunca teve com o seu pai, alcoólico e responsável por atos de violência em casa. Vinte e quatro horas antes de morrer, numa altura em que Dr. Phil era apenas o miúdo Phil, sem qualquer ligação à televisão, o pai chamou-o e disse-lhe: “vai chegar um dia em que terás a oportunidade de falar com muitas pessoas.” Dr. Phil prossegue a conversa… arrepiante: “Há momentos na vida das pessoas em que, quando estas estão à beira do precipício, têm a oportunidade de fazer mudanças na vida. Muitas pessoas têm dificuldade em reconhecer esses momentos. Mas tu vais conseguir identificá-los. Eu sei disso”. Foram as suas últimas palavras para o filho.
O perdão
Dr Phil acabou por perdoar o seu pai. E sobre o perdão, o psicólogo tem uma advertência preciosa: “há vários mal entendidos em torno do perdão. Perdoar não significa que esquecemos nem significa que aquilo que fez o outro está ok. Perdoar é uma escolha. Nós decidimos perdoar”.
Interessante. E Dr. Phil decidiu perdoar o pai. Esta “conversa” remete-nos para a maior lição que Oprah aprendeu com Dr.Phil e que ela hoje transmite às meninas da escola da África do Sul (uma escola que ela abriu com o seu próprio dinheiro):
Lição do dia!
Nem sempre recebemos dos nossos pais o amor que merecemos. Explica Dr. Phil: “os pais só dão o que receberam”. E por vezes, fruto de um passado complicado, não receberam amor. “Quando não conseguimos receber de outras pessoas, temos que aprender a dar amor a nós próprios”. Lição do dia!