Rúcula com massa e cogumelos

Dia de Salada – Receita da Chef Júlia

A receita é minha. E é tão simples e rápida de fazer. Bela refeição em dia de calor! 

Apresento-lhe a rainha desta salada: a senhora Rúcula! É o seu travo forte e picante que desequilibra a combinação de sabores e reforça a saúde no prato. As suas folhas verdes estão carregadas de antioxidantes e há estudos científicos a associar a rúcula à redução do risco da diabetes, obesidade e doença cardíaca.

Parece que o segredo de todos os vegetais crucíferos chama-se sulforafano, uma espécie de guerreiro anti-cancro. É bom ainda que, para obter vitamina K para os nossos ossos, podemos mais uma vez contar com a Rúcula. Que venha a Rúcula, mas que não venha sozinha. Proponho massa e cogumelos – o resultado é menos adstringente! Experimente!

Rúcula com Massa e Cogumelos 

Ingredientes: 

350 g massa
100 g rúcula
150 g tomate-cereja
50 g curgete
50 g cogumelos
2 dentes de alho
sobras de peru ou frango
folhas de manjericão
azeite
sal
pimenta

Preparação 

Coza a massa em água temperada com sal.

Entretanto, lave a rúcula, os tomates-cereja e a curgete e reserve. Corte os cogumelos em lâminas, a curgete em rodelas finas, e pique os dentes de alho.

Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite, junte o alho, os cogumelos e as rodelas de curgete, tempere com sal e pimenta e deixe saltear um pouco até que fiquem cozinhados.

Assim que a massa estiver cozida, escorra-a bem e tempere com azeite para não colar. Coloque a massa numa saladeira, junte os cogumelos e a curgete cozinhados, os tomates-cereja e a rúcula. Se tiver sobras de peru ou frango, adicione também. Mexa bem.

Tempere com um pouco mais de azeite se necessário. Se gostar, pode adicionar folhas de manjericão salpicadas por cima da salada antes de servir.

Nota: Pode consultar outras receitas minhas no livro “Na Cozinha Com”

 

Comentários

comentários