Mitos Saúde Oral Crianças

Saúde Oral – De pequenino é que se torce o pepino

Os primeiros dentes, os chamados dentinhos de leite – termo derivado à sua coloração branca e semelhante à do leite – acabam por cair. O que não significa que não sejam importantes. Esta é uma das principais ideias erradas relacionadas com a saúde oral na infância. Estes dentes são importantes para a mastigação e até para a fonética. Como se costuma dizer, é de pequenino que se torce o pepino. E a higiene oral deve começar bem cedo, como esclarece a médica dentista Aurelie Mariani.

A médica dentista Aurelie Mariani responde as quatro questões frequentes e pertinentes na área de ontopediatria, a área da Medicina Dentária dedicada à Saúde Oral de bebés, crianças e adolescentes. Segundo a médica, a odontopediatria procura que os mais novos “atinjam a idade adulta com uma boca sã, estética e funcional e a possam conservar durante toda a vida”. 

Quando devem começar os cuidados de saúde oral?

A gravidez é um excelente período para transmitir informação preventiva. É uma altura em que as mães estão preocupadas em aprender tudo o que diz respeito ao seu futuro bebé. Assim, é possível sensibilizar para o impacto de uma boa saúde oral baseando-nos numa educação preventiva.

A higiene oral das crianças deve começar logo nos primeiros meses de vida. As gengivas do bebé devem ser limpas com um pouco de gaze humedecida, removendo os restos de leite após a amamentação. Após o nascimento dos primeiros dentes, começa a higiene oral propriamente dita, usando uma dedeira no dedo indicador da mãe/pai/responsável. Coloca-se uma pequena quantidade de pasta dentífrica (quantidade equivalente ao tamanho da unha do quinto dedo da criança/bebé) nas cerdas da dedeira.

Qual a idade ideal para a primeira consulta?

Recomenda-se que as crianças façam a primeira visita ao médico dentista (odontopediatra) até fazerem um ano de idade. Esta consulta serve para uma observação do estado da sua saúde oral e para informar os pais sobre atitudes preventivas a tomar, assim como detetar hábitos nocivos (utilização inadequada de biberão, chupeta, dedo, entre outros.) e estabelecer um programa adequado ao grau de risco de cada criança.

Qual a importância dos dentes de leite?

Os dentes temporários (dentes de leite) são importantes para o desenvolvimento normal das crianças, quer a nível estético, de mastigação, de manutenção do espaço entre os dentes permanentes, de fonética, de influência no crescimento dos maxilares, da respiração e da deglutição.

Devemos ter cuidados especiais com os dentes de leite?

Os dentes de leite podem ser afetados por cáries, tal como acontece com os definitivos. As características próprias dos primeiros dentes fazem com que, uma vez iniciada a cárie, esta avance rapidamente e afete o tecido pulpar do dente mais depressa do que acontece nos dentes definitivos.
É importante recordar que a perda precoce dos dentes de leite, por cárie ou por qualquer outro motivo, pode levar à perda de espaço e a uma sobreposição da dentição definitiva, levando mais tarde a problemas oclusais e funcionais

 

Saúde Oral - De pequenino é que se torce o pepino aurelie

Dra Aurelie Mariani, Médica Dentista no Medical Art Center

 

Comentários

comentários