Bite de Mirtilos

Bite de Mirtilos – No Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis

“Mirtilos é dos frutos que tenho habitualmente congelados em casa. São perfeitos pelo seu valor nutricional, e pela sua versatilidade! Utilizo em bowls de fruta pela manhã, como cobertura nos meus iogurtes, ou em maravilhosas sobremesas cruas. São bolinhas tão pequeninas que descongelam em poucos minutos e dão sempre um toque especial às minhas receitas”. Inês Simas, Chef de Cozinha Natural

Base

2 chávenas de tâmaras Medjool (200 g)
1 chávena de amêndoas sem casca
2 c. de sopa de sementes de chia
1 c. de sopa de óleo de coco 1 pitada de sal

Cobertura
300 g de mirtilos congelados
1 chávena de cajus (demolhados 4-6 horas)
1 c. de sobremesa de óleo de coco
1 taça de leite de coco
1 banana Sumo de
1 lima
1 c. de sobremesa de mel

Coloque todos os ingredientes da base no processador (cerca de 15 segundos) e quando estiverem com a textura certa ponha na tarteira. Pressione com a ajuda dos dedos e reserve.

Para a cobertura, coloque a banana, os mirtilos, o sumo de lima, os cajus, o leite e o óleo de coco, e o mel na liquidificadora (cerca de 15 segundos) e quando a mistura estiver cremosa e homogénea retire, misture e cubra a base da tarte. Reserve no congelador durante 1 hora e retire cerca de 15 minutos antes de servir.

 

Conselho da Chef Inês Simas: Demolhar os cajus irá torná-los mais absorventes e a mousse mais cremosa. Para o fazer, basta pôr num frasco fechado com água entre 4 e 6 horas. Se optar por não demolhar, poderá ter de adicionar um pouco mais de líquido à sua receita.

Inês Simas é autora do blogue de comida saudável Cru com Pinta e proprietária de um restaurante (A Carpacceria, em Lisboa), onde serve os seus carpaccios, tártaros e ceviches.

Inês tem o curso de Nutrition for Everyday Living, na College of Naturopathic Medicine, em Londres, e formou-se como Health Coach, pelo Institute of Integrative Nutrition, em Nova Iorque. Dá formações de culinária na Cru Kitchen, em Lisboa.

 

Mais receitas em “A Sua Saúde Numa Taça”, Manuscrito
Bite de Mirtilos - No Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis a-sua-saude-numa-taca-WEB-002

Comentários

comentários