“Mirtilos é dos frutos que tenho habitualmente congelados em casa. São perfeitos pelo seu valor nutricional, e pela sua versatilidade! Utilizo em bowls de fruta pela manhã, como cobertura nos meus iogurtes, ou em maravilhosas sobremesas cruas. São bolinhas tão pequeninas que descongelam em poucos minutos e dão sempre um toque especial às minhas receitas”. Inês Simas, Chef de Cozinha Natural
Base
2 chávenas de tâmaras Medjool (200 g)
1 chávena de amêndoas sem casca
2 c. de sopa de sementes de chia
1 c. de sopa de óleo de coco 1 pitada de sal
Cobertura
300 g de mirtilos congelados
1 chávena de cajus (demolhados 4-6 horas)
1 c. de sobremesa de óleo de coco
1 taça de leite de coco
1 banana Sumo de
1 lima
1 c. de sobremesa de mel
Coloque todos os ingredientes da base no processador (cerca de 15 segundos) e quando estiverem com a textura certa ponha na tarteira. Pressione com a ajuda dos dedos e reserve.
Para a cobertura, coloque a banana, os mirtilos, o sumo de lima, os cajus, o leite e o óleo de coco, e o mel na liquidificadora (cerca de 15 segundos) e quando a mistura estiver cremosa e homogénea retire, misture e cubra a base da tarte. Reserve no congelador durante 1 hora e retire cerca de 15 minutos antes de servir.
Conselho da Chef Inês Simas: Demolhar os cajus irá torná-los mais absorventes e a mousse mais cremosa. Para o fazer, basta pôr num frasco fechado com água entre 4 e 6 horas. Se optar por não demolhar, poderá ter de adicionar um pouco mais de líquido à sua receita.
Inês Simas é autora do blogue de comida saudável Cru com Pinta e proprietária de um restaurante (A Carpacceria, em Lisboa), onde serve os seus carpaccios, tártaros e ceviches.
Inês tem o curso de Nutrition for Everyday Living, na College of Naturopathic Medicine, em Londres, e formou-se como Health Coach, pelo Institute of Integrative Nutrition, em Nova Iorque. Dá formações de culinária na Cru Kitchen, em Lisboa.
Mais receitas em “A Sua Saúde Numa Taça”, Manuscrito