3 Superalimentos para o Natal

Os superalimentos estão na moda. Além dos seus benefícios em termos de concentração de nutrientes – proteínas, açúcares benéficos, ácidos gordos, vitaminas, minerais –, um alimento é considerado “super” porque apresenta ainda vários compostos (fitoquímicos) que atuam sobre o sistema imunitário, a circulação sanguínea e até sobre a nossa composição corporal.

O nutricionista Custódio César aconselha a reservar espaço na mesa da consoada para, pelo menos, 3 superalimentos!

 

Contra o trânsito, as filas nas lojas e a confusão das superfícies comerciais

Acalme-se com a ASHWAGANDHA

A raiz de ashwagandha é usada desde há muito na medicina ayurvédica, mas só agora começa a ser conhecida e a utilizada por cá. E ainda bem, porque oferece inúmeros benefícios para a saúde. Esta é uma planta adaptogénea, ou seja, ajuda o organismo a adaptar-se ao stresse físico e psicológico, reequilibrando os níveis de energia. É, por isso, ideal para manter a saúde do sistema nervoso e, pelo seu efeito calmante, para aliviar o stress e a ansiedade.

Além deste benefício tão útil para reduzir a agitação do dia a dia, a ashwagandha apresenta ainda outros benefícios bem documentados pela ciência, promovendo o bom funcionamento das glândulas adrenais, a saúde dos sistemas reprodutor e imunitário. Melhora também a memória e tem propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas e antibacterianas.

Pode ser usada em pó, misturada em batidos, sopas, saladas, etc.

Para se manter sempre acordado/a quando chegar o Pai Natal   

Recupere energias com a MORINGA

Nasceu no norte da índia e é uma planta com excecionais concentrações de diferentes nutrientes. tem nove vezes mais ferro que o espinafre, quatro vezes mais cálcio do que o leite, quatro vezes mais potássio que a banana, quatro vezes mais fibra que a aveia e o dobro da vitamina A que as cenouras!

As folhas da moringa têm um efeito alcalinizante e energizante, contendo uma grande quantidade de minerais, vitaminas, proteínas, aminoácidos e antioxidantes. Repare que contém 46 antioxidantes (!), sendo uma das fontes alimentares mais ricas nestes nutrientes. É, por isso, uma grande protetora das células e do organismo contra o envelhecimento e as mais diversas doenças.

Uma colher de chá desta planta, tomada diariamente em pó ou comprimidos, oferece vitalidade ao corpo e à mente para todo o dia.

Porque a ansiedade é causa de inflamação

Consuma antioxidantes com CURCUMA

É uma raiz parecida ao gengibre, mas o seu interior é de um amarelo forte, cor de açafrão, designação por que também é conhecida. É um dos ingredientes do caril, e muito usado na cozinha indiana.

A curcuma – e em particular o seu principal composto ativo, a curcumina – é um dos ingredientes naturais mais estudados pela ciência, que lhe atesta inúmeros benefícios, por ser, acima de tudo, um poderoso antiinflamatório.

A curcuma é rica em minerais como o magnésio, potássio e cálcio, uma excelente fonte de fibra, de vitamina B6, zinco e ainda vitamina C. Fomenta a capacidade antioxidante do organismo, inibindo células mutagénicas (cancerosas) e alergias.

É, portanto, uma poderosa aliada contra o cancro, a doença de Alzheimer e as mais diversas doenças inflamatórias, e muito útil ainda para a desintoxicação hepática.

 

Comentários

comentários