Sericaia, a Minha Receita

Ingredientes
12 pessoas

8 ovos
350 g açúcar
7 colheres de sopa rasas de farinha
6 dl leite
3 cascas de limão
1 pau de canela
manteiga de farinha para o recipiente
canela em pó

Preparação

Bata as gemas com o açúcar e reserve. Dissolva a farinha no leite, de modo a ficar sem grumos. Deite num caçarola antiaderente e adicione, aos poucos, a gemada que reservou.

Junte as cascas de limão e o pau de canela. Leve ao lume e cozinhe, sem parar de mexer, até obter um creme espesso. Retire do lume, deixe arrefecer e rejeite os aromas. Bata as claras em castelo e adicione-as, aos poucos, ao preparado anterior, envolvendo-as delicadamente, sem bater.

Barre com manteiga um recipiente refractário que possa ir ao forno e polvilhe-o com bastante farinha. Disponha no fundo colheradas de massa, desencontradas, umas no sentido do comprimento do prato e outras em sentido contrário.

Polvilhe com uma porção de canela e leve ao forno pré-aquecido até o doce aquecer, avolumar e abrir fendas na superfície.

Sirva no mesmo recipiente. Corte o doce às fatias e decore cada uma delas com ameixas de Elvas. Se preferir, pode decorar as fatias com doce de figo.

Mais sobre a Sericaia

É um doce típico da região do Alentejo, mais precisamente de Elvas, a origem das ameixas que acompanham o prato. É, porém, na Índia que encontramos os primeiros registos deste doce cozido no forno, primeiramente em pratos de estanho que foram substituídos pelos pratos de faiança. Terá sido trazido para Portugal, por D. Constantino de Bragança, que no século XVI governou a Índia.
Começou por fazer as delícias das freiras do convento de Elvas e hoje, é consensual à (nossa) mesa, em restaurantes e em épocas festivas. O segredo da sericá ou cericá está na forma como se deita o preparado no prato, às colheradas desencontradas. E, claro, no apetite e no prazer com que se desfruta depois sesta sobremesa.

Sericaia
Pode encontrar esta e outras minhas receitas no livro “Na Cozinha com”.
Sericaia, a Minha Receita Capa-Na-cozinha-com_300dpi-002

 

 

 

 

Comentários

comentários