Gabriela Pinheiro, Cozinha Vegetariana à Portuguesa

“Cozinha vegetariana à portuguesa porque sabe bem e faz-nos bem”, Gabriela Oliveira

O livro Cozinha Vegetariana à Portuguesa ganhou o Prémio Novas Tendências 2019, do Portugal Cookbook Fair.

A distinção foi entregue no passado dia 2 de junho à autora Gabriela Oliveira.

O Portugal Cookbook Fair é uma iniciativa que distingue o esforço diário dos profissionais da gastronomia. Este ano, decidiu o júri premiar o quinto da coleção de Cozinha 100% Vegetariana, de Gabriela Oliveira, 44 anos, e também autora de livros como Cozinha Vegetariana para Quem Quer Poupar (2014) ou Cozinha Vegetariana para Bebés e Crianças (2016). Em pleno ano do veganismo (2019), Gabriela conta-nos como se apaixonou por esta tendência que a acabou por desviar da sua primeira carreira: o jornalismo.

"Cozinha vegetariana à portuguesa porque sabe bem e faz-nos bem", Gabriela Oliveira Gabriela-Pinheiro-livro

O que representa esta distinção para ti – cozinha vegetariana é uma tendência?

Fiquei muito feliz pois é gratificante quando reconhecem o mérito do nosso trabalho. Já tinha sido distinguida com o prémio Gourmand World Cookbook, mas é a primeira vez que um livro meu de culinária é premiado em Portugal. O júri é exigente e o facto de atribuir o prémio Novas Tendências ao livro “Cozinha Vegetariana à Portuguesa” teve um sabor ainda mais especial porque 2019 é considerado o ano do veganismo, como a tendência mais marcante. Dá-se cada vez mais importância à alimentação de base vegetal e à cozinha 100% vegetariana ou vegan, pois além de ser gastronomicamente apelativa, pode contribuir para travar as alterações climáticas – pela redução da poluição e pelo uso mais eficiente dos recursos do planeta.

Sei que nem sempre é fácil associarmos as escolhas alimentares à nossa pegada ecológica. Portugal tem um dos consumos de carne mais elevados do mundo, com uma média de mais de 100 quilos de carne por ano por habitante, o que seria incomportável e insustentável à escala planetária. Não existiriam recursos suficientes para alimentar a população mundial com os padrões de consumo dos portugueses ou com os padrões ocidentais. Daí a necessidade de valorizar-se uma alimentação de base vegetal.

 

Podes contar-nos o que te atraiu desta cozinha – e como passou ela a fazer parte da tua vida.

Sou vegetariana há 22 anos e esta escolha, que no início parecia ser apenas uma decisão pessoal, acabou por influenciar o meu percurso profissional. Sou formada em comunicação social e acabei por me desviar do jornalismo, depois de muitas reportagens sobre alimentação, saúde e ambiente. Já tinha o gosto pela cozinha, pesquisava muito e atraía-me a ideia de poder comunicar através da gastronomia. É algo que aproxima as pessoas, que as faz sentir bem. Sentia que faltava informação prática que facilitasse a mudança e que incentivasse mais pessoas a explorar a culinária vegetariana, por isso, dediquei-me à gastronomia e à produção fotográfica e iniciei uma coleção de Cozinha 100% Vegetariana, vegan, que na altura foi uma grande surpresa e um sucesso, pois o primeiro livro entrou logo para o top de vendas. O livro agora premiado, “Cozinha Vegetariana à Portuguesa”, é o quinto da coleção.

Três motivos para passarmos a cozinhar “cozinha vegetariana à portuguesa”?

Vou tentar ser concisa. Podemos ter o prazer de comer pratos tradicionais portugueses preparados de forma mais criativa, ganhando assim entusiasmo para ir para a cozinha. Podemos torná-los mais saudáveis, sabendo que estamos a usar ingredientes benéficos que promovem a saúde. E ao mesmo tempo, estamos a poupar a vida dos animais e os recursos do planeta, melhorando também a nossa pegada ecológica. Ou dizendo de outra forma, cozinha vegetariana à portuguesa porque sabe bem e faz-nos bem.

Comentários

comentários