Síndrome do Restaurante: o que é que disse?

Nutricionistas e investigadores americanos têm vindo a acrescentar uma nova expressão ao quotidiano da sociedade moderna: “síndrome do restaurante”. Foi o termo que encontraram para se referirem às doses fartas que o convívio típico de um restaurante proporciona a ingerir à mesa. O que penso eu disto?   

Cada um tem as suas circunstâncias. A minha é esta: para mim, fazer uma refeição num restaurante, acompanhada pela minha família, será sempre uma vitória. Por isso, a ideia do “síndrome do restaurante” provoca-me um esgar de repulsa e constrangimento. É mais um tique de uma sociedade abastada, de uma opulência obscena que já não mede as palavras nem tem pudor perante as dificuldades dos outros.

Passo a explicar:

Ainda hoje ir a um restaurante com as minhas filhas constitui um problema. A anorexia provoca um estado de ansiedade perante todos os alimentos. Em particular, aqueles que não são preparados na nossa cozinha. Um restaurante para nós será sempre um objetivo, uma meta e obstáculo ultrapassado. Para mim, os alimentos ainda são um sinónimo de dor. Desculpem-me mas não tenho paciência para isto.

 

Comentários

comentários