… Mundial da Atividade Física

Hoje é dia mundial da atividade física. O que me recorda que é preciso manter os treinos em dia e tão variados quanto possível.  O que me recorda que não tenho feito, nem uma coisa nem outra. Os meus ténis não têm sido usados quanto eu gostaria e planos diversificados é coisa que desconheço. Não fosse a minha Personal Trainer e, para mim, só existia a corrida. Viva a corrida!

“Júlia – De Bem com a Vida” partilha sugestões de locais no país onde pode fazer corrida ou caminhadas.

Lisboa

Parque Florestal de Monsanto – 12 km de trilhos de alcatrão ou florestais, muito procurados pelos praticantes do trail running.

Paredão do Estoril – O famoso “calçadão” português vai de Cascais até ao São João do Estoril com 3 km.

Zona Ribeirinha de Belém – Conta com 5,5 km quilómetros ao longo do rio.

Parque das Nações – Conta com uma marginal de 5 km que liga o Parque das Nações ao Parque Tejo, com uma grande diversidade de percursos e tipos de piso.

Norte

Quinta do Covelo, Famalicão – Vários trilhos de corrida compõem esta quinta rural com 90 hectares de vegetação.

Frente Marítima de Gaia – É o maior ‘calçadão’ da Zona Norte, com mais de 15 km entre a Afurada (Foz do Douro) e o Senhor da Pedra (Espinho). Ideal para quem gosta de correr junto ao mar.

Marginal do Porto – 12,5 km de percurso entre o Castelo do Queijo e a Ponte do Freixo com vista privilegiada para o rio Douro e o Oceano Atlântico.

De Leça da Palmeira à Póvoa de Varzim – 30 quilómetros de trilhos de terra ou areia, inacessíveis.

Sul  

Parque Nacional do Sítio das Fontes, Lago – Ao longo de um percurso de 1,3 km, pode passar por zonas de sapal, matagal e observar moinhos de água e aves aquáticas locais

Mata Nacional das Dunas de Vila Real de Santo António – estende-se por 3 km de solo ocupado por pinheiros-mansos e pinheiros-bravos. É usada por atletas em fase de preparação para competições.

Praia dos Salgados – oferece um percurso de terra e areia na continuação da Praia Grande. Um areal com troços tranquilos, também concorrido por flamingos e corvos marinhos.

Serra de Silves – possibilidade de explorar os recantos do habitat natural do lince ibérico, a espécie de felino mais ameaçado do mundo. Aqui realizam-se trails de 10 e 42 km.

Comentários

comentários