Bons conselhos: Alergias e enxaquecas

Sofro de muitas dores de cabeça/enxaquecas. Já me disseram que pode ser provocado por alergias a algo. É verdade?

 

Alergologia

Resposta da especialista Susana Marques

Bons conselhos: Alergias e enxaquecas Susana-Marques_alergologia

A rinite alérgica é a patologia alérgica mais comum na nossa população. É uma doença inflamatória da mucosa nasal, provocada pela exposição a alergénios (pólenes, ácaros do pó da casa, fungos, etc.) aos quais o paciente se encontra sensibilizado e que se manifesta por obstrução nasal, crises esternutatórias (espirros), prurido nasal e rinorreia (‘pingo do nariz’).

A inflamação da mucosa dos seios perinasais, vulgarmente denominada por sinusite, é praticamente sempre precedida por uma rinite. Cada vez mais se usa o termo rino-sinusite, uma vez que estas duas patologias se encontram associadas devido ao continuum entre a mucosa nasal e a mucosa sinusal.

A congestão nasal crónica resultante da rinite alérgica não tratada pode dar origem à obstrução dos óstios sinusais (orifícios de drenagem), dificultando a drenagem do muco dos seios perinasais e a sua consequente infeção bacteriana secundária. Esta situação clínica denomina-se sinusite aguda e caracteriza-se pela ocorrência de congestão nasal persistente, cefaleias (dores de cabeça) frontais e faciais intensas e rinorreia purulenta.

Assim, podemos concluir que, embora a alergia não provoque dores de cabeça diretamente, pode causar situações clínicas em que entre os sintomas estejam realmente as dores de cabeça.

 

 

Comentários

comentários