Curgetes. Onde é que elas andam?

O frio que se fez sentir nas principais zonas de abastecimento de Portugal e da Europa fez com que as curgetes não só ficassem mais caras, como a sua presença nas prateleiras do supermercado se tornou mais escassa.

Se costuma comprar curgetes com alguma frequência, é provável que já tenha reparado que o preço deste legume não para de aumentar. O motivo é simples: as vagas de frio que se fizeram sentir na Europa afetaram alguns dos principais países fornecedores de curgetes, o que se traduziu numa menor disponibilidade desta variedade de abóbora de casca verde e, consequentemente, no aumento do seu preço. Quem sofre, como é costume, é a carteira do consumidor final.

O Reino Unido foi uma das regiões mais afetadas por esta situação. No final de janeiro falava-se de uma crise de curgetes em “Terras de Sua Majestade”, com o legume a escassear nos supermercados e os preços a subir em flecha, mas agora o problema piorou e já se diz que há mesmo um racionamento de legumes nos supermercados britânicos.

Apesar de a situação em Portugal ser francamente melhor do que no Reino Unido ou em países produtores como Espanha, Itália ou França, esta variedade de abóbora está efetivamente mais cara, tendo sofrido, nas últimas semanas, um aumento na ordem de 1,50€. Mas a curgete não está sozinha, pois passa-se o mesmo com a beringela. Atualmente, o preço da curgete no nosso país ronda os 6€/quilo.

Pobre em calorias e rica em cálcio, ferro, fibras e fósforo, a curgete é um alimento bastante versátil, podendo ser usada em sopas e saladas, ou como substituição da batata e da massa (quando cortada com um espiralizador).

Comentários

comentários