“Project Unbreakable” está de volta

Depois de ter sido dado como terminado, em 2015, o “Project Unbreakable”, que visa alertar para o abuso sexual, renasceu na sequência da eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos da América.

Criado em 2011, pelas mãos da fotógrafa norte-americana Grace Brown, o “Project Unbreakable” (http://projectunbreakable.tumblr.com) dá voz às vítimas de abuso sexual e encoraja um processo de cura através da arte.

Enquanto fotógrafa, e por considerar que havia pouca discussão em torno do assunto, a autora do projeto achou que a fotografia seria uma boa forma de alertar para estas questões tão presentes na sociedade de hoje. No entanto, não imaginava a dimensão da ideia acabara de criar: mais do que imagens, as suas fotografias eram uma forma de ajudar as vítimas a superar o trauma da sua violação e a iniciar um processo de cura.

No site do “Project Unbreakable”, Grace Brown reúne mais de três mil fotografias de vítimas, segurando cartazes com uma citação do agressor. O uso das citações tem como objetivo retirar o poder das palavras que foram um dia usadas contra as vítimas. Cada cartaz é diferente, assim como a história de quem o segura. Alguns mostram apenas uma frase, outros são mensagens de apoio e esperança.

Depois de o site ter parado em 2015, os sobreviventes voltaram a pronunciar-se sobre o tema porque não querem que alguém lhes diga novamente que “ninguém tem que saber”. Com a eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos da América, um homem acusado de diversas queixas de violência sexual, a fotógrafa decidiu respostar algumas imagens dos “Unbreakable”.

O projeto ganha assim nova vida, desta vez na plataforma Instagram, onde, por baixo da primeira imagem tirada em 2011, surge uma descrição que explica o “renascimento” da página. Grace Brown encoraja também a que partilhem as próprias fotografias com a “hashtag” #projectunbreakable.

Comentários

comentários