Vegan: Casamentos deliciosos?

Vegan: Casamentos deliciosos?

Vêm aí os noivos, os casamentos de verão, os Santos Populares e as suas noivas. Por isso estou a dedicar este espaço a contos engraçados sobre casamentos, e dicas úteis. Tanto a quem se casa, como a quem vai assistir ao casório.

Desta vez, falei com Filipa Range, fundadora d’A Cozinha Verde. O que acontece se os noivos forem vegan ou quiserem apostar numa cozinha do género? Veja aqui algumas ideias, receitas e informações:

Hoje em dia, existem muitos serviços de catering, quintas e restaurantes que servem menus 100% vegan ou menus com pratos vegan. As possibilidades são quase infinitas e as opções deliciosas, dizem os especialistas.

Ao contrário do que muitos julgam, a alimentação vegan está muito longe de se resumir a saladas ou a pratos sem sabores. Existe uma enorme diversidade de alimentos que permitem combinações surpreendentes que podem causar sensação. O único limite é a imaginação.

A Originalidade Conta: Filipa Range dá umas dicas:

Em Portugal, existem várias entidades que poderão ser uma ajuda preciosa para a conceção dos menus. Também para o esclarecimento de dúvidas que possa ter. A Associação Vegetariana Portuguesa e o Centro Vegetariano são duas delas. Além de muita informação acerca do vegetarianismo, aqui também irá encontrar uma listagem de restaurantes que poderão fazer o catering do seu casamento. Também dispõe de lojas onde poderá adquirir produtos específicos.

Filipa Range, home chef e fundadora de A Cozinha Verde, empresa especializada na confeção e entrega ao domicílio de refeições vegan, explica que é possível. “Podem-se criar pratos muito saborosos e nutricionalmente equilibrados, com inúmeros ingredientes diferentes”.

Assim, se está a pensar em ter um menu vegan no dia do seu casamento e pretende satisfazer todos os seus convidados, saiba que não será muito difícil de o conseguir.

E foi exatamente isso que Filipa fez. A nosso pedido, deu-nos exemplos de entradas, pratos principais e sobremesas sem açúcar 100% vegetais, para criar um menu de casamento vegan.

Snacks

*Croquetes de lentilhas no forno

*Bolinhos de falafel (no forno) com limão e ervas frescas e topping de maionese de arroz e biovivos

*Mini burguers de quinoa e feijão com guacamole

*Canapés de hummus com paprika picante

 

Refeição principal

*Tofu com crosta de broa

*Feijoada de cogumelos Pleurotus

*Salada de quinoa e feijão azuki com vinagrete de limão e cânhamo

*Bife de seitan à portuguesa com puré de pastinaca

 

Doces e sobremesas

*Mousse de cacau e abacate com chantilly de coco e topping de granola

*Cheesecake cru de lima e coco

*Brownies de batata-doce e cacau com frutos vermelhos

*Bolo de cenoura e especiarias com ganache de chocolate e topping de nozes

 

Quem é Filipa Range?

Filipa Range é blogger, home chef e fundadora da empresa A Cozinha Verde, que tem como principal missão inspirar os portugueses a adotar hábitos alimentares mais saudáveis e ecológicos, através de uma alimentação 100% vegetal e biológica. A empresa oferece um serviço de catering e entregas ao domicílio, maioritariamente em Lisboa e arredores. Mas não só. Além de um blogue com receitas e artigos sobre veganismo, A Cozinha Verde criou, em parceria com a produtora Ursa Maior, uma série online de receitas vegan, que pode ser vista gratuitamente no seu canal de YouTube. Paralelamente, Filipa leciona regularmente em workshops de cozinha, showcookings e palestras, para empresas e particulares.

A vontade de adotar um estilo de vida vegan começou em 2013, depois de ter visto o documentário Earthlings, que resume, “de uma forma profunda e real”, como a própria Filipa Range afirma, tudo o que se encontra inerente ao veganismo.

“O confronto com a realidade da exploração animal, ao fim de 25 anos de existência sem me questionar sobre o impacto tremendo das minhas escolhas na vida dos outros, permitiu-me finalmente agir”, admite. Foi desta forma que o que começara com uma motivação ética rapidamente se tornou num estilo de vida saudável, que melhorou significativamente a sua vida.

Comentários

comentários