Vocação: Chef… mas pouco? - cozinha

Vocação: Chef… mas pouco?

A culpa é dos elogios que recebi quando, durante as minhas férias de verão, publiquei um dos repastos que preparei para a família: arroz de lingueirão. Adoro cozinhar, e os meus convidados adoram os meus pratos. Será que também tenho futuro entre tachos e panelas? Perguntei a três autoridades em cozinha.

Arroz de lingueirão À minha moda

Ingredientes

4 colheres de sopa de azeite (para cobrir o fundo do tacho)
5 dentes de alho fresco lavado
2 tomates
1 cebola
2 rodelas de chouriço, muito finamente picado
2 medidas de arroz agulha
800 g de lingueirão
4 cravos-da-índia
1 salpico de piripíri
1 pimento vermelho
4 limões
Sal e pimenta
Coentros

Passo a passo

Começo por cobrir o fundo do tacho com azeite e preparo um refogado com o alho e a cebola, no qual coloco depois o arroz e só depois, quando o arroz absorver o refogado, coloco a água. Deixo cozinhar um pouco. E acrescento os legumes da receita, pimento, tomate, e por aí… Deixo apurar um pouco e junto à festa o chouriço e o lingueirão. Já começa a cheirar! Mais um pouco a apurar. E está na hora de apimentar o tacho. Piripíri, pimenta (sim, muita), sem esquecer o sumo dos limões. Quando estiver malandrinho, coentros e mais coentros. Adoro. Pronto a servir!

A nota dos especialistas

Chef José Avillez

Felizmente que é uma excelente profissional na área da comunicação e que gosta muito de comer amêijoas, mas parece-me que, em relação à cozinha, ainda poderá desenvolver o seu talento.

Chef Justa Nobre

− Parece que a receita terá toucinho ou bacon… Estão a mais;

− Os coentros estão mal picados;

− O arroz deveria ser carolino (e não agulha);

− Dá ideia de que o arroz está mal cozinhado, aparenta estar cru.

Estou certa de que a Júlia cozinha muito melhor!

Alexandra Bento, Bastonária da Ordem dos Nutricionistas

Esta receita é de inspiração mediterrânica. Neste prato, podemos ver uma combinação de ingredientes tradicionais como o tomate, o azeite, o pimento, os coentros, o limão, o alho e a cebola, acompanhados do lingueirão, preparados com uma culinária simples, tudo na mesma panela, e que se traduz numa receita de excelente valor nutricional e cheia de aroma.

A Dieta Mediterrânica, como Património Cultural e Imaterial da Humanidade, tem sido amplamente valorizada pelas suas propriedades benéficas na saúde e por isso devemos recuperá-la nas nossas receitas.

Faça download gratuito da app Júlia – De Bem com a Vida. Através da App Store ou Play Store!

Comentários

comentários