Férias: Alerta endividamento

Férias: Alerta endividamento

Por mais cuidados que tenha, com filhos é muito complicado não me endividar nas férias… Este ano vou em setembro… Pode dar-me algumas dicas?

Evitar contrair créditos pessoais para financiamento de férias é a regra básica para todas as famílias. Mas existem outras que podem ajudá-la a ir de férias sem colocar em risco o orçamento e estabilidade financeira familiar. A economista Florbela Oliveira diz-lhe quais são.

Antes de mais, tome nota do que está em causa em situação de endividamento: significa que o agregado familiar apresenta um saldo devedor. E este saldo pode resultar de um compromisso falhado de crédito, ou de mais do que um em simultâneo, e, se for o caso, trata-se de multiendividamento. Entre as principais razões para o endividamento, estão o crédito, além de dívidas de serviços, dívidas fiscais, etc. Mas os pedidos de crédito podem, na verdade, ser perigosos. Devem, por isso, ser evitados por motivos de férias. Este é o conselho básico: evitar contrair créditos pessoais para financiamento de férias. A não ser que o crédito seja sem juros! Outras medidas básicas e úteis, que têm sido tomadas por muitas das pessoas que acompanho em planos de revitalização:

− Planeamento: quanto mais cedo planear as suas férias, menos os riscos de endividamento;
− Orçamento: palavra fundamental. Verifique quanto tem disponível para as suas férias e cumpra o orçamento à risca. Anote todas as despesas;
− Compare os preços. Sempre. Do alojamento, das viagens, das portagens, das estações de serviço onde vai abastecer;
− Num alojamento com cozinha, considere as refeições em casa;
− Compras no mercado – além de saudáveis e saborosas, saem mais baratas;
− Campismo é uma solução económica, divertida em família e atualmente com muito boas condições.

Comentários

comentários