“Pior dia de incêndios do ano” regista até ao momento 12 mortos

“Pior dia de incêndios do ano” regista até ao momento 27 mortos

523 incêndios num só dia. Mais de 6 mil operacionais no terreno. Incêndios descontrolados, aldeias evacuadas, estradas cortadas e notícia de 27 mortos, um número que, de acordo com a Proteção Civil, ainda não está fechado.

Mais de 500 fogos deflagraram este domingo, fazendo do dia 15 de outubro o “pior dia de incêndios do ano”, afirmou ontem Patrícia Gaspar, porta-voz da Proteção Civil, aos jornalistas. Depois de casas ardidas, aldeias evacuadas e estradas cortadas, a manhã de segunda-feira trouxe a notícia de que há pelo menos 27 mortos confirmados.  Um número que, de acordo com a Proteção Civil, pode ser revisto em alta nas próximas horas, pois o balanço ainda não está fechado.

Até ao momento contam-se 10 vítimas mortais em Coimbra, 16 em Viseu e uma em Castelo Branco. Há também, pelo menos, 51 feridos a registar, 15 deles em estado grave, incluindo um bombeiro que se encontra em “estado reservado”, depois de ter ficado encarcerado quando a viatura em que seguia capotou.

Na sequência dos incêndios que estão a fustigar Portugal, o Governo assinou, ontem à noite, um despacho de calamidade pública, abrangendo todos os distritos a norte do Tejo, para assegurar a mobilização de mais meios, principalmente a disponibilidade dos bombeiros no combate aos incêndios.

Foi, entretanto, também acionada a linha telefónica 800 246 246 para responder aos pedidos de informação das populações sobre situações resultantes dos incêndios mas não diretamente relacionadas com o combate às chamas, como evacuações ou vias cortadas.

Pelas 10 horas da manhã desta segunda-feira, ainda havia 66 fogos ativos, com cerca de 6 mil operacionais no terreno a combater as chamas, apoiados por 1800 veículos. O alerta vermelho vai manter-se até às 20h00 de segunda-feira, apesar das previsões de chuva.

Comentários

comentários