Baixa natalidade na Europa é culpa das mulheres que trabalham

O lugar da mulher é na cozinha. Ainda há quem pense assim…

A frase parece saída do século passado mas reflete a opinião de Janusz Korwin-Mikke que, no debate do Parlamento Europeu da passada segunda-feira, disse que só havia uma razão para a baixa natalidade na Europa: as mulheres que trabalham em vez de ficarem em casa.

Sim, leu bem. Para o eurodeputado polaco Janusz Korwin-Mikke, a baixa natalidade no continente europeu é única e exclusivamente culpa das mulheres que trabalham.

Depois de já ter proferido, em Estrasburgo, outras frases que provocaram indignação, como as mulheres devem ganhar menos do que os homens pois “são mais fracas e menos inteligentes”, Janusz Korwin-Mikke volta a gerar polémica com os comentários misóginos que já lhe são habituais.

O Parlamento Europeu debatia a natalidade e o seu impacto na demografia do continente europeu – o mais envelhecido dos 5 continentes – quando o eurodeputado pediu a palavra para dizer qual o papel que, na sua opinião, a mulher deve ter na sociedade, sublinhando que ninguém estava a abordar o problema da forma correta: “As mulheres não ficam em casa. Não têm crianças. Todos se empenham tanto para que a mulher trabalhe fora de casa. Se não resolvermos isto, não faz sentido debater”, afirmou.

Depois do discurso do deputado polaco independente, vários eurodeputados pediram que Korwin-Mikke seja sancionado de alguma forma, nomeadamente a espanhola socialista Iratxe García, que defendeu que a “a igualdade é um valor fundamental para a União Europeia e não podemos permitir mensagens discriminatórias contra as mulheres, que somos metade da União Europeia”.

Comentários

comentários