Sopa de Castanhas com Presunto

Sopa de Castanhas com Presunto para o Dia de São Martinho.  A receita é da Joana Latino, uma jornalista “um pouco louca”, como se auto-intitula, e para quem “comer é uma celebração”.

A comentadora da Passadeira Vermelha fala-nos do seu histórico culinário: “o meu pai comia tudo com gosto. A minha mãe era macrobiótica quase todos os dias. Porque ele era beirão e tinha uma centenas de quilos num metro e noventa, e ela era uma delicada e esguia alentejana pouco acima do metro e meio. Nunca soube bem quais eram os nossos pratos preferidos, porque músicos sempre em viagem pelo mundo trazem todos os sabores para casa”.

Ingredientes
6 pessoas

400 g castanhas congeladas
1 lata feijão encarnado
1 cebola
2 l água
100 g de presunto fatiado
sal
azeite

 

Preparação

Leve a água ao lume numa panela.
Quando ferver, junte as castanhas. Deixe cozer.
Adicione o feijão e a cebola picada.
Deixe cozinhar e mexa de vez em quando. Tempere com sal a gosto.
Quando estiver tudo cozinhado, junte um fio de azeite e triture até obter um puré homogéneo. Corte as fatias de presunto em tiras finas, distribua-as num tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 150 ºC até ficarem crocantes.
Sirva a sopa quente em tijelas, com algumas tiras de presunto estaladiço por cima.

Receita: Livro “Na Cozinha Com”, do Clube do Livro SIC

 

A lenda de São Martinho

Num dia de outono frio e com chuva, um cavaleiro chamado Martinho tentava regressar a casa quando se cruzou com um mendigo, que lhe pediu esmola. Martinho, um militar que abandonara a guerra para tornar-se monge e praticar o bem, não tinha nada que pudesse partilhar. Martinho retirou então das suas costas o manto e cortou-o ao meio com a espada, dando uma metade ao mendigo.  Mais à frente, voltou a encontrar outro mendigo, a quem deu a outra metade da capa.
Martinho prosseguiu viagem montado no seu cavalo e sem qualquer abrigo contra a tempestade. Segundo a lenda, foi então que o sol radioso despontou e as nuvens negras desapareceram.  É por isso que, ainda hoje, quando o sol irrompe num dia de chuva de outono, recordamos o Verão de São Martinho.

 

Comentários

comentários