Cabrito assado no forno

Cabrito assado no Forno – Boa Páscoa

É a minha receita tradicional de cabrito.

É um dos pratos que partilho no livro Na Cozinha Com e típico dos almoços de domingo de Páscoa (consta que foi servido na Última Ceia de Cristo).

Rica em proteínas de elevada qualidade, é também uma boa fonte de ácidos gordos ómega 3 e de várias vitaminas do complexo B. É contudo uma carne vermelha, com gordura e colesterol, o que sugere ser consumido com moderação. Mas dias não são dias!

Bom apetite!

Cabrito Assado no Forno – 6 pessoas

1 cabrito com cerca de 3.5 kg
1 colher café pimenta
1 colher chá colorau doce
1 colher sopa banha
1 folha de louro
0.5 dl azeite
3 dl vinho branco
1.5 kg batatinhas
8 dentes de alho sal

Coloque o cabrito numa assadeira. Pise os alhos num almofariz com sal suficiente para temperar o cabrito, a pimenta, o colorau, a banha, o louro cortado, o azeite e 1 dl de vinho branco. Barre o cabrito com a mistura.
Tape a assadeira com um pano e deixa marinar no frigorífico, de preferência de um dia para o outro.
Asse no forno, virando o cabrito várias vezes e regando-o com o próprio molho e colheradas de vinho. Coza as batatas com a pele e junte-as ao cabrito 15 minutos antes de o retirar do forno , ou salteie-as, até alourar, com um pouco de molho do assado e 1 colher de azeite. Sirva-as com a carne.

 

Sabia que…

Para quem confunde cabrito com borrego: O cabrito é da raça caprina e descende da cabra e so bode, enquanto que o borrego, da raça ovina, é um cordeiro com menos de um ano. A sua carne é mais clara e macia do que a do cabrito.

Comentários

comentários