Almôndegas de Peru, por Matt Preston

Almôndegas de Peru, em 30 minutos

Almôndegas é o prato do dia.

O crítico gastronómico diz que quer vir a Portugal experimentar caldo verde e avaliar o marisco português.

Matt Preston participa há uma década num dos mais famosos programas de culinária do mundo. Em Setembro, o crítico gastronómico australiano, nascido em Inglaterra, virá a Portugal. Mas as suas receitas já são conhecidas no nosso país, através do livro 127 refeições que demoram 30 minutos ou menos a preparar. Entre elas, estas Almôndegas de Peru. Com sabores da Turquia.

Almôndegas de Peru com sabores da Turquia

Para 4–6 pessoas
prep: 30 min
cozedura: 25 min

Ingredientes
1 cebola roxa, cortada em rodelas finas
2 c. de sopa de vinagre de vinho branco, vinagre de sidra ou vinagre de malte
sal marinho e pimenta preta, moída no momento
500 g de carne de peru picada
200 g de queijo ricotta, grosseiramente esfarelado
1/2 chávena de salsa fresca (folhas e pés), finamente picada, mais 1/2 chávena de folhas de salsa
1 c. de sopa de endro, grosseiramente picado
45 g (1/4 de chávena) de pinhões, grosseiramente picados
1 ovo
2 c. de sopa de azeite
1 pedaço de gengibre com 4 cm, descascado e finamente ralado
3/4 de colher de chá de pimenta-da-jamaica em pó
3/4 de colher de chá de canela em pó
1 lata de 400 g de pedaços de tomate
250 ml (1 chávena) de caldo de galinha
45 g (1/4 de chávena) de passas pães ázimos quentes ou arroz integral cozido, para servir
iogurte grego, para servir

Passo a passo
Aqueça previamente o forno a 180 °C (160 °C em forno ventilado). Numa tigela, misture a cebola e o vinagre. Tempere generosamente com sal. Reserve enquanto prepara o resto do prato. Numa taça grande, misture bem a carne de peru picada, o queijo ricotta, a salsa, o endro, os pinhões e o ovo. Não trabalhe demasiado a mistura; só tem de ligar os ingredientes. Tempere com sal e pimenta. Limpe as mãos e mergulhe-as em água. Com as mãos molhadas, molde colheres de sopa da mistura em bolinhas (deve conseguir moldar 40). Gosto de colocar película aderente na minha balança e pesar as colheres de sopa da mistura, assim as almôndegas terão o mesmo tamanho e irão cozer uniformemente. A mulher que eu amo diz que isto é típico de um Virgem nervoso. Numa frigideira grande, aqueça 1 colher de sopa de azeite em lume médio-alto. Frite as almôndegas, por levas, durante 4-5 minutos, mexendo, até alourarem. Transfira-as para um prato. Aqueça o restante azeite na frigideira e frite o gengibre, a pimenta-da-jamaica e a canela, mexendo durante 1 minuto ou até ficar aromático. Adicione o tomate cortado, o caldo e as passas e deixe ferver. Junte as almôndegas. Baixe o lume para médio e deixe guisar durante 10 minutos, ou até as almôndegas ficarem bem cozidas e o molho engrossar. Agite a frigideira ocasionalmente para as almôndegas rebolarem e guisarem por igual. Tempere. Misture as folhas de salsa com a cebola roxa. Sirva com as almôndegas, pão ázimo ou arroz integral, e iogurte.

Dicas: Prepare as almôndegas no molho e congele num recipiente hermético até 3 meses. Descongele durante a noite no frigorífico. Reaqueça numa caçarola em lume brando. Fatie o pão ázimo em tiras e coloque-o numa assadeira aquecida, deite o molho de tomate e as almôndegas por cima e leve ao forno previamente aquecido a 160 °C (140 °C em forno ventilado), até estar pronto para comer. Guarneça com a mistura de cebola e o iogurte antes de servir.

 

Matt Preston vem a Portugal promover o seu novo livro, com 46 receitas vegetarianas ou 40 receitas feitas com sobras. Um livro que procura responder à pergunta: o que há para o jantar?

 

Almôndegas de Peru, em 30 minutos Matt-Preston

O popular jurado do Masterchef Austrália diz que quer vir experimentar caldo verde e avaliar o marisco português.

 

Comentários

comentários