Casamento macrobiótico

Macrobiótico: o que é e posso fazer um catering assim no meu copo-de-água?

Dicas para casamentos. Porquê? Porque vem Junho, o verão, e com eles… para bom entendedor. Histórias engraçadas, ideias para presentes, dicas nutritivas… Siga este espaço para ver o que temos para lhe aconselhar.

E que tal surpreender os seus convidados e usar uma ementa macrobiótica? Pode ser uma ótima forma de dar a conhecer uma forma de alimentação saborosa e saudável. Falei com Marco Fonseca, chef do Instituto Macrobiótico de Portugal, para me dar umas dicas.

Embora a alimentação macrobiótica privilegie ingredientes de origem vegetal, ela distingue-se do vegetarianismo. Permite, por exemplo, a ingestão de peixe uma a duas vezes por semana. Mas não só. Fui esclarecer-me com Marco Fonseca, chef do Instituto Macrobiótico de Portugal (IMP). “A base da alimentação macrobiótica são os cereais, as leguminosas, os vegetais, as sementes, as frutas e as algas. Damo-las um uso frequente e consumimos em maior quantidade. Como complemento, podemos ou não incluir alimentos de origem animal”. Neste caso, se o fizer, é dada preferência ao peixe e ao marisco.

Comida = energia

No entanto, o macrobiotismo não se limita à componente nutricional, mas também energética. “Vemos os alimentos como energia. Por exemplo, quando estamos mais cansados, optamos por alimentos que nos ativem. Quando estamos tensos ou com muita energia, escolhemos alimentos mais suaves e que nos relaxem.”

O casamento é um acontecimento repleto de alegria e festividade. Assim, o chef explica que se opta por alimentos que têm esse efeito no organismo. Proporcionam assim bem-estar e são mais leves. “Os fritos, por exemplo, são muito saborosos nestas ocasiões. Queremos que as pessoas se divirtam mais e que sejam nutridas por alimentos que as disponham bem”, conta.

Invulgar? Nem por isso.

Criar refeições macrobióticas para casamentos não é uma novidade para Marco Fonseca. O chef do IMP já confecionou pratos macrobióticos como opção em casamentos de alimentação convencional. Mas, também, ementas completas para festas de casamento exclusivamente vegetarianas e macrobióticas. E as reações têm sido muito positivas. “As pessoas descobrem novas formas de cozinha e sabores novos, o que chama muito a atenção. Talvez também pela qualidade das receitas e dos ingredientes, podemos surpreender os paladares mais exigentes”, explica.

Em relação às bebidas, dá-se preferência a chás, tisanas e sumos naturais, mas também podem ser incluídas na ementa bebidas alcoólicas de fermentação natural, como a cerveja e o vinho de boa qualidade.

Para menu de casamento, o chef do IMP sugere:

Entradas

− Tábua de queijos vegan:

*Queijo de tofu fermentado com miso.

*Queijo-creme de ervas.

*Queijo de tomate seco e manjericão.

*Queijo de amêndoa e especiarias.

*Queijo de bulgur fermentado.

 

Pastas e patês

*Húmus rosa.

*Guacamole.

*Tapenade de azeitonas e algas.

*Pimento vermelho assado.

 

Snacks

*Rissóis de tofu fumado, legumes e algas.

*Croquetes de tempeh, millet e manjericão.

*Sushi mix (variedade de rolos maki).

*Pataniscas de grão e legumes.

*Chamuças vegan.

*Douradinhos de tofu e nori.

*Bôla de azeitonas e algas.

*Tempura mix (mix de vegetais fritos).

*Copinho de espelta com picadinho de legumes.

*Copinho de tagliatele de cenoura e laranja com figo.

*Espetadinhas fritas de seitan e cogumelos ou tofu.

 

Pão e tostas

*Focaccia de alecrim.

*Pão de espelta e sementes.

*Pão de milho.

*Grissinis.

*Tostas.

 

Saladas

*Salada de folhas verdes e vinagrete de mostarda.

*Salada rosa (beterraba, cenoura, maçã e iogurte vegan).

*Salada fermentada de couve-roxa e limão.

*Salada prensada com raízes e gengibre.

*Salada de quinoa com pesto de coentros.

 

Quentes

*Gaspacho de beterraba agridoce.

*Caldo de shoyu com tofu e cebolinho.

*Risoto de espargos e cogumelos shitake com parmesão de amêndoa.

*Espargos no forno com molho de miso, soba com sésamo tostado.

 

Doces e sobremesas

*Doce de coco e ameixa.

*Tarte de cacau e framboesas.

*Bolo de chocolate cremoso.

*Arroz-doce com especiarias.

*Leite-creme vegan.

*Bolo de bolacha e chocolate.

*Tiramisu de avelã.

*Baklava de tâmaras e amêndoa.

*Cheesecake de frutos silvestres.

*Cheesecake de chá verde.

*Kanten de futas e biscoitos.

*Mousse de amêndoa.

*Mousse de fruta.

*Fruta macerada e fresca.

 

− Bolo de Casamento vegan

 

Quem é Marco Fonseca?

Marco Fonseca é formador e chefe de cozinha no Instituto Macrobiótico de Portugal (IMP). Paralelamente, é consultor em várias empresas de restauração, fazendo pontualmente formação e consultoria em Espanha e na Suíça.

Cruzou-se com a alimentação macrobiótica quando ainda frequentava o curso de Engenharia do Ambiente e identificou-se de imediato com ela, acabando por estudar Macrobiótica, completando o Curso Curricular no IMP.

Mudou a sua alimentação e, ao longo dos anos, tem tido uma vasta e enriquecedora experiência na área da culinária macrobiótica. Iniciou a vida profissional numa clínica de saúde natural, em Espanha, onde trabalhou com profissionais da cozinha e da medicina. Trabalhou como cozinheiro na Roménia. Foi chefe de cozinha macrobiótica em Palma de Maiorca e Valência. Integrou uma equipa internacional liderada pelo chefe do Instituto Kushi do Japão e pelo cozinheiro gastronómico Pablo Montoro, na clínica de bem-estar e beleza SHA-Wellness Clinic, em Albir (Espanha).

O seu objetivo é divulgar a alimentação natural e a forma mais ecológica, económica, saborosa e equilibrada de nos alimentarmos.

Comentários

comentários